Faça-se sócio

A Voz dos trabalhadores e das populações

O jornal A Voz do Operário comemora 140 anos assumindo um papel ímpar na imprensa nacional. A instituição por si criada, já com 136 anos, nunca renunciou aos objetivos e ideais dos então operários da indústria tabaqueira em luta pela igualdade e a justiça social. Com milhares de sócios, ocupa um lugar insubstituível na cidade de Lisboa e na Margem Sul. Ser associado d’A Voz do Operário permite aceder a uma série de serviços, mas mais do que isso permite ser parte integrante de uma associação centenária com um percurso já feito mas com um devir ainda por construir. Um futuro que pode ajudar a materializar. 

As vantagens de ser sócio!

Jornal

Apoie a edição da mais antiga publicação operária portuguesa. O jornal que deu origem à instituição e que nunca deixou de ser a voz dos trabalhadores com notícias sobre o país e o mundo com um olhar alternativo. Os sócios recebem a edição impressa via CTT

Ensino

A Voz do Operário oferece serviços desde o berçário, creche e pré-escolar (nas escolas da Graça, Baixa da Banheira, Restelo, Ajuda, Laranjeiro e Lavradio) até ao 1.º e 2.º ciclo (nas escolas da Graça e da Ajuda).

Apoio social

Serviço de apoio domiciliário

A Voz do Operário dispõe de um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), apoiado pelo Instituto de Segurança Social, que procura auxiliar as pessoas em situação de dependência na satisfação das suas necessidades básicas. Com já alguns anos de experiência, o SAD d’A Voz do Operário presta um conjunto de serviços – Alimentação, Higiene Pessoal, Higiene Habitacional, Tratamento de Roupas, entre outros – no domicílio habitual de vida dos utentes, promovendo a continuidade da sua autonomia e prevenindo o agravamento das suas situações de dependência.

Centro de Convívio

O Centro de Convívio d’A Voz do Operário, apoiado pelo Instituto da Segurança Social, funciona nos dias úteis entre as 14h e as 18h, contribuindo para o envelhecimento ativo dos seus sócios maiores de 55 anos. Esta resposta desenvolve junto dos seus utentes um leque alargado de actividades de acordo com os interesses e preferências dos que nelas participam.

Refeitório social

Insere-se na Rede Solidária de Cantinas Sociais – Programa de Emergência Alimentar. O apoio do Instituto da Segurança Social abrange, nesta medida, 100 utentes, sendo que a própria instituição assegura um número superior de refeições, ocasionado pela elevada procura de apoio alimentar.

Serviço de psicologia para a comunidade

Foi criado com o objetivo de permitir o acesso a consultas, avaliações e tratamentos em psicologia a pessoas com todo vários tipos de capacidade económica. É um serviço próximo da população, com horários flexíveis e preços adaptados aos rendimentos de cada um. 

Cultura e Desporto

A oferta está disponível não só para os alunos das escolas da Graça, Ajuda e Restelo mas também para as comunidades envolventes. Inclui ballet, capoeira karaté, judo, guitarra, animação, música tradicional, teatro, dança, expressão plástica, yoga, esgrima lusitana, guitarra, inglês, costura, futebol e prática de jogos de tabuleiro.

A Voz do Operário pretende ainda reabrir a sua Biblioteca Social ao público tendo como base a preservação do seu espólio. O objetivo final é criar uma biblioteca dos movimentos sociais. Uma biblioteca para a história dos movimentos sociais permitirá reunir fontes e bibliografia em torno da história do movimento operário e de práticas associativas e em torno do mundo do trabalho. Também de fontes e bibliografia de movimentos e práticas de cooperação e mutualismo, para questões como a saúde, a educação, a alimentação e o lazer.

Protocolos

Os sócios d’A Voz do Operário têm ainda descontos na Farmácia Almeida Dias, Farmácia Morão e na Agência Funerária Domingos e Diniz

Junte-se a nós! Apoio esta história carregada de futuro.

A quota anual d'A Voz do Operário tem o valor de 18€ (acresce a inscrição de 2,5€, para impressão do cartão de sócio). Entraremos em contacto para operacionalizar o modo de pagamento.